Dúvidas sobre serviços terceirizados

Serviços terceirizados da Lucena & Santos 16out

Dúvidas sobre serviços terceirizados

Em Terceirização de mão de obra

A tendência de terceirizar serviços chegou ao Brasil nos anos 90, com o intuito inicial de baratear algumas operações dentro das empresas. Com pouco mais de 20 anos no mercado, esse tipo de serviço gerou um novo modelo de negócios ao contratar outras empresas para suprir algumas necessidades como alimentação, segurança, limpeza e outros, dentro dessas empresas. Ou seja, um indivíduo não era mais responsável por um desses setores e, sim, outra empresa.

Essa questão suscitou algumas polêmicas sobre a legitimação desse novo padrão e fez com que novas leis entrassem em vigor. Em meio a tantas polêmicas, não há dúvidas que hoje o serviço de mão de obra terceirizada é muito adotado em empresas, condomínios, instituições e, também, para fins pessoais. Apesar de ser um mercado bastante conhecido pelos contratantes, ainda há muitas questões que devem ser esclarecidas.

Por isso, a Evolución irá responder algumas dúvidas sobre esse assuntos.

Saiba como funciona o sistema de terceirização

A Terceirização de Serviços é feita através da parceria entre a empresa contratante e a contratada que se encarrega de prestar serviços focados na atividade que lhe foi conferida. Isso acarreta em um sistema de qualidade, pois os funcionários da empresa terceirizada são capacitados para executar da melhor maneira suas funções. Outro ponto é que a empresa contratante despeja suas energias apenas nas suas atividades essenciais e deixa as atividades complementares (aquelas que não são de objetivo da empresa) a cargo de profissionais qualificados. A empresa terceirizada é responsável estritamente por essas tarefas complementares o que eleva o padrão dos serviços.

Como os custos são reduzidos se a qualidade é melhor?

Essa é uma boa pergunta. Por incrível que pareça o custo de manter uma empresa responsável por um setor ainda é menor do que a contratação de funcionários responsáveis. Outro fator também importante é a falta de problemas pessoais. Quando há uma empresa responsável pelo setor é certo que haverá profissionais naquela função, independentemente, dos problemas pessoais. A empresa terceirizada é responsável por recrutar, selecionar, instruir e organizar os profissionais que irão trabalhar dentro da empresa contratante. ­­­

O que não pode ocorrer nessa relação?

A empresa contratante não pode dar ordens diretas aos funcionários terceirizados. Também não é permitido atribuir tarefas ou exigir o cumprimento do horário de trabalho, como se fossem empregados dessa empresa. Caso isso ocorra, pode ser considerada fraude da terceirização.

Que tipo de serviço pode ser terceirizado?

Serviços que não sejam ligados a sua atividade-fim. Ou seja, um restaurante nunca poderá terceirizar um chef, por exemplo, entretanto, pode terceirizar os serviços de limpeza e segurança.

Procurando serviços terceirizados? A Evolución conta com profissionais extremamente qualificados para atender as necessidades da sua empresa. Conheça nossos profissionais e surpreenda-se!

Deixe um comentário

Nome *
E-mail *
Site
Mensagem *